5 motivos para você não confiar “apenas” nas redes sociais

5 motivos para você não confiar “apenas” nas redes sociais

No mês passado destacamos os motivos de uma empresa ter seu próprio site. Também falamos sobre a  importância das redes sociais como canal de divulgação. E não queremos dizer que as redes sociais não tem ocupado lugar de destaque no relacionamento da empresa com seu cliente. O que queremos frisar é que muitas empresas passaram a não dar muita importância ao seu site empresarial. Muitos acabam por considerar que as redes sociais cumprem as mesmas funções que um site, porém de graça, e por isso deixam de atualizar ou até mesmo decidem por não ter um site. Pode parecer que estamos sendo tendenciosos por abortar esse tema, mas garantimos o sucesso da empresa que tem um site próprio.

1 – Marca visual

Por mais que algumas redes sociais permitam que sejam criadas páginas com funções  que podem atender ao perfil das empresas, dificilmente você irá encontrar tudo o que é necessário, para personalizar a página de acordo com as necessidades da sua empresa. Outro ponto importante é a identificação visual, por mais que você possa incluir a logo da marca ou produto, as cores padrão da rede social utilizada, sempre terá destaque. Isso pode dificultar a sua identificação por parte do público alvo, principalmente dos que ainda não  o conhecem muito bem.

Como já falamos antes, o site  tem a cara da empresa, e transmite sua imagem com muito mais eficiência, pois é criado de acordo com sua missão e valores. Além de possuir sua paleta de cores já reconhecida por seus clientes.

2 – Otimização de buscas

É totalmente possível aplicar SEO nas redes sociais, porém somente num site você poderá detalhar informações de  produtos e serviços, separando-os por paginas e assim fazer com que sejam encontrados através dos motores de buscas. Não devemos esquecer que cada vez mais as pessoas realizam pesquisas no Google antes de realizarem compras, encontrar o produto que deseja em um site com todas as informações, pode ser decisivo na hora da escolha do produto. Redes sociais não costumam receber destaque nas buscar. E inegavelmente, quanto mais presença na internet melhor, seu site poderá ajudar a sua marca na hora de aparecer nos buscadores.

3 – Credibilidade

Já falamos sobre isso anteriormente; por mais que o seu público-alvo esteja presente com muita força nas redes sociais, o fato de você não ter um site, pode passar uma imagem um tanto amadora da empresa. A comunicação realizada pelo site é mais séria e formal, e passa maior credibilidade quanto se as informações são verdadeiras. É muito mais fácil um consumidor confiar sobre o que leu de um produto em um site, que em uma página em redes sociais. Uma página em redes sociais pode ser copiada ou clonada com grande facilidade, óbvio que também é possível clonar um site, porém tal ação exige um maior conhecimento por parte de quem irá clonar, o que acaba dificultando que isso.

4 – Identificar os resultados

É possível saber os resultados através das redes sociais, porém as informações não serão muito detalhadas, e apesar de ajudar, não oferece de forma alguma, os mesmos detalhes que um site pode lhe oferecer quanto à identificar os resultados. Aliado a alguns recursos como o Google Analytics, um site irá fornecer informações detalhadas que lhe ajudarão a avaliar os resultados..

5 – Segurança

Ao criar um perfil ou página em uma rede social, a sensação que temos é que aquilo nos pertence por completo, afinal são minhas fotos, minhas informações, minhas opiniões que estão expostas ali. Nos esquecemos que tudo está alocado em uma plataforma que não nos pertence, e que nem mesmo temos qualquer controle sobre o que pode acontecer com o conteúdo que colocamos ali. Como a rede  social não é sua, você fica sujeito as mudanças que ela sofrer, e até mesmo poderá perder tudo o que tiver publicado caso a rede social saia do ar ou seja bloqueada. É um risco muito grande confiar a presença online de sua empresa apenas às redes sociais. Não podemos esquecer do longínquo Orkut, as empresas que apostaram tudo em uma página no Orkut, tiveram que iniciar do zero quando a rede social deixou de existir. E aqueles milhares de seguidores que tanto trabalharam para conquistar, simplesmente deixaram de existir de um dia para o outro com o fim da página. Ter um site irá garantir que você não irá perder informações valiosas que estão online, e que manterá continuamente o contato com seu público-alvo e consumidores. Devemos pensar no site como uma extensão da empresa na internet, no site o terreno é seu, é você quem manda, diferente das redes sociais, onde você é apenas mais um na multidão.

Então use todos os recursos disponíveis, as redes sociais são ótimos canais para relacionamento com o público e clientes, oferecem agilidade e proximidade de forma incrível, e que realmente não se compara com o site institucional.

Do outro lado, o site oferece vantagens incomparáveis em alguns aspectos, principalmente quando pensamos na credibilidade e segurança. Aproveitar o que cada um oferece de bom a oferecer é a melhor estratégia.

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