Loja virtual: Como planejar?

Loja virtual: Como planejar?

Você decidiu abrir uma loja virtual, seja para começar ou ampliar o seu negócio. Neste momento sua cabeça está cheia de ideias que podem tanto te empolgar como também podem te deixar com receio. Independente do que esteja passando em sua mente você quer criar uma loja eficiente, econômica, eficaz e principalmente lucrativa.

Nós já postamos aqui algumas dicas de como começar uma loja virtual de sucesso. Mas vamos falar um pouco mais neste post sobre a parte que deve vir antes de realmente montar a sua loja online. Esta etapa pode determinar o seu sucesso ou fracasso.

Escolha bem um nicho

Geralmente as melhores ideias nascem de necessidades e facilidades e um pouco de ousadia. Por exemplo a maior empresa de transporte de passageiros não tem uma frota própria! Por isso se você identificou um nicho de negócio, o trabalho e a dedicação poderão ajudar você a transformar esse nicho em algo lucrativo.

Concorrência

Antes de começar dedique algum tempo para fazer uma busca pela internet pelo negocio que você tem interesse em montar. Veja quais são os pontos altos e os pontos baixos deles. Se muitas pessoas tiverem fazendo o mesmo que você será necessário mais planejamento para diferenciar a sua loja das outras. Lembre-se que nem sempre o cliente está em busca de bom preço, as vezes ele esta disposto a pagar um pouco mais e ter algum diferencial oferecido pela sua loja.

Custos

Pergunte-se: meu negócio será lucrativo? Levei em conta todos os gastos envolvidos? Certificado SSL, Hospedagem, Plataforma, Domínio, E-mail, Temas, Plugins, Extensões, Módulos complementares, Taxas Mensais, Gateways de pagamento, taxa de processamento der cartão de crédito, Publicidade, Inventário, Logística, Embalagens e etc.

Modos de envios

Como você vai enviar os produtos até o seu cliente? O processo de envio é fundamental para obter o sucesso de seu comércio eletrônico. Pergunte-se:

  • Quais opções de transportadora você vai oferecer?
  • O produto será enviado de acordo com o peso e a localização ou você irá trabalhar com taxa fixa?
  • A sua fórmula de envio é baseada no tipo de produto?
  • E quanto a uma taxa de manuseio?
  • Você estará enviando globalmente?
  • Em caso afirmativo, quais procedimentos e políticas alfandegárias você precisa considerar?
  • O envio não deve ser um centro de lucro e precisa ser razoável. A percepção de tarifas de transporte excessivamente elevadas é uma das principais razões pelas quais os clientes abandonam seus carrinhos de compras.

Existem ferramentas de e-commerce no mercado que possuem opções de métodos de envio embutidos, ou permitem que você adicione rapidamente suas preferências – desde o transporte gratuito até a transportadora em tempo real e calculado.

Política de devolução

A regra é clara! Cliente satisfeito divulga seu comércio eletrônico para 2 ou 3 pessoas. Cliente insatisfeito fala mal de seu comércio para o bairro todo! por isso uma política de devolução deve ser bem clara e detalhada e de fácil acesso.

Política de privacidade

Você deve ter uma política visivelmente publicada que indique o que você faz com a informação do seu cliente. Isso facilita a construção da confiança. Nunca coloque uma coisa nesta política e depois faça outra. Seja honesto, direto e indique exatamente como você gerenciará, distribuirá e usará informações do cliente.

Política de segurança

Sua política de segurança deve explicar o que você faz, em detalhes, para proteger as informações de pagamento do seu cliente. Explique que você está em servidores seguros com SSL e por quê. Você é protegido por um serviço de verificação de terceiros? Quanto mais informações você puder fornecer, melhor para passar a confiança que seus clientes precisam para que eles compartilhem seus dados sensíveis com você.

Fotos dos produtos

Quando se trata de vender online, os detalhes visuais podem fazer toda a diferença. Seus produtos devem ter fotos de qualidade. Existem muitos recursos excelentes para aprender a tirar as melhores fotos do produto.

Você também pode verificar com seus fornecedores para ver se eles têm fotos que você pode usar.

Descrição do produto

As descrições genéricas não são o suficiente, e nem as que são iguais às de todo mundo que vende a mesma coisa que você. São necessários detalhes, tamanhos, cores e dimensões, juntamente com alguns bons trocadilhos de marketing que fazem com que o cliente potencial perceba que eles precisam, querem, devem ter esse item!

Você vai acessar e organizar seus produtos você mesmo? Caso contrário, planeje contratar alguém para criar uma planilha ou fazer a entrada de dados para você (a terceirização pode ser sua melhor opção).

Plano de marketing e orçamento

Desenvolva um plano e orçamento de tempo e de dinheiro para divulgar sua nova loja online. O que você vai fazer para colocar o seu site “lá fora”? Não existe apenas “construí-lo e eles virão” no mundo online – você terá sorte se você for encontrado com essa abordagem. Sim, depois de abrir uma loja online, você pode começar a promovê-la sem gastar um centavo.

Se você quer levar muitos clientes de forma mais rápida para o seu site de comércio eletrônico, porém, talvez seja necessário investir em algum marketing.

As campanhas de pagamento por clique podem ser executadas desde algumas centenas a milhares de reais por mês, dependendo da competitividade do seu mercado. Executar campanhas de publicidade paga em mecanismos de busca e sites de redes sociais também exigirá um tempo para testar e sintonizar.

Definitivamente vale a pena gastar tempo descobrindo e brincando com todas as suas opções e, assim, criar um plano de marketing sólido antes de abrir uma loja online.

Atendimento ao cliente

Sua agenda precisará incluir tempo para impressão, processamento e embalagem de pedidos. Isso por si só pode demorar muito quando é feito corretamente. Além disso, se você fez um trabalho digno de se espalhar a notícia sobre o seu site e-commerce, você precisará orçar algum tempo para responder as perguntas de e-mail de clientes, atualizações de status do pedido e a inserção dos detalhes de envio. Alguns detalhes que você pode considerar antes de abrir uma loja online:

  • Como você vai mandar aos clientes a confirmação de envio desejada? Começar com um modelo de e-mail com antecedência pode economizar tempo mais para frente.
  • Como você vai lidar com perguntas ao telefone? Você terá uma linha telefônica comercial separada?

Opções de pagamento

Antes de abrir uma loja online, você deve pensar em como vai receber o pagamento (um ponto um tanto importante, não é mesmo?). Algumas plataformas oferecem soluções de pagamento integrado. Você deve considerar as seguintes questões:

  • Você tem uma conta comercial para aceitar cartões de crédito?
  • Quais formas de pagamento você aceita? Cartões de crédito, cheques pessoais, transferências bancárias, ordens de pagamento?
  • E o Mercado Pago ou PayPal?
  • Você tem um gateway de pagamento para verificar, aprovar e processar cobranças em tempo real?

É recomendável rever todas as suas opções e as taxas associadas.

Tenha sucesso

Faça um grande favor a seu negócio à longo prazo e comece a criar e abrir seu próprio e-commerce depois de passar pelas questões acima. Estes são os princípios básicos para te ajudar a planejar antes de abrir sua loja online. Ter esses pontos resolvidos, podem te ajudar na revisão dos recursos, temas, plugins e plataformas para saber quais funcionam melhor para o seu conceito de e-commerce. Portanto, bom planejamento e vendas online!

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