Conheça novas ferramentas gratuitas que vão ajudar a melhorar sua eficiência no trabalho

Conheça novas ferramentas gratuitas que vão ajudar a melhorar sua eficiência no trabalho

Devido ao isolamento social que vem acontecendo nos últimos dias por conta do corona vírus que afetou praticamente o mundo todo desde o início deste ano, muitas pessoas estão experimentando a possibilidade de trabalhar em casa no sistema Home Office.

Porém muitas ainda estão “perdidas” e não estão conseguindo fazer atividades que em seus locais de trabalho faziam com facilidade. Enviar um arquivo um pouco maior, reuniões e outras atividades se tornaram tarefas um pouco mais difíceis. Separamos aqui algumas ferramentas que vão ajudar você a ter uma produtividade maior mesmo neste período conturbado.

Programas para criação de textos e documentos (Office)

Se você não tem uma licença do Microsoft Office para usar em sua casa ficará feliz de saber que existem diversas ferramentas alternativas que funcionam tanto localmente como via navegador. Entre as opções estão o famoso LibreOffice que pode ser usado tanto em computadores com Windows, Linux e macOS. Outra opção é usar o Google Docs que é uma excelente opção para quem não quer ficar instalando nada em seu PC.

Organização das tarefas da equipe

Trello é uma ferramenta colaborativa para organizar tarefas individuais ou em grupo. Bastante intuitivo, o programa apresenta quadros em que são colocadas as listas de tarefas separadas por cartões coloridos com prazos e objetivos definidos.

A plataforma ainda oferece recursos de checklist para indicar pontos imprescindíveis ao projeto, upload de arquivos e etiquetas coloridas que permitem ao usuário separar os arquivos por temas. É semelhante à organização dos lembretes com post-its. O Trello oferece planos gratuitos e pagos, e está disponível para Android, iPhone e PC.

Transferência de aquivos

WeTransfer é um programa para compartilhamento de arquivos grandes pela Internet bastante útil para trabalho remoto. Na versão gratuita, é possível enviar até 2 GB de arquivos para até 20 e-mails. Para utilizar, é só fazer o download que o documento chega até o destinatário em forma de arquivo zipado.

Armazenamento nas nuvens

O Google Drive é um serviço de armazenamento na nuvem de arquivos como textos, fotos, vídeos e músicas. A ferramenta dispensa a necessidade de HD externo ou pen drives, além de permitir o comcompartilhamento dos documentos com outros usuários. Os arquivos, planilhas e apresentações do Google salvam automaticamente todas as alterações feitas na nuvem.

Essas características tornam a ferramenta muito prática e atrativa para as empresas. O programa funciona de forma integrada com outros produtos como Google Docs, Google Fotos, Google Sheets, Google Forms e Google Slides. Os 15 GB iniciais de armazenamento são gratuitos.

Dropbox também armazena dados na nuvem e permite o compartilhamento de arquios. No entanto, a versão gratuita dá direito a apenas 2 GB de espaço de armazenamento. É possível conseguir mais espaço convidando amigos para utilizar o serviço.

 OneDrive é o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece 5 GB de arquivos grátis para usuários de Android, iPhone (iOS) e no PC. A ferramenta também possui a funcionalidade “Cofre Pessoal” para guardar arquivos confidenciais protegidos por senha.

E se você usa programas mais específicos como o Photoshop ou o AutoCAD? Vamos mostrar algumas alternativas na nossa próxima matéria!

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