Como ser produtivo no Home Office | Parte 1

Como ser produtivo no Home Office | Parte 1

Por conta dessa mudança repentina na situação mundial devido ao Corona Vírus, muitas empresas adotaram o formato Home Office como uma opção de trabalho. Eu mesmo já trabalhei muitos anos neste sistema e enfrentei algumas dificuldades que me fizeram ir mais rapidamente para o meu escritório.

Agora voltando a necessidade de ficar em casa e trabalhar no Home Office criei uma lista com algumas das principais dificuldades que enfrentei e como podemos agora neste período de quarentena vencê-las.

O Local ideal

O local onde vai ficar o seu computador ou laptop deve ser muito bem escolhido, ainda mais se sua casa for pequena (igual a minha). Alguns gostam de ficar em baixo de uma janela, outros preferem utilizar um quarto e ainda outros não tem uma boa opção e tem que usar um canto da sala ou de outro cômodo. A dica é: escolha o lugar onde você se sinta produtivo. Faça testes em mais de um lugar, assim ficará mais fácil definir o local ideal.

Comunique sua família

O Home Office hoje ainda é visto com maus olhos pela maioria das pessoas. Muitos acham que quem trabalha assim é um preguiçoso que só quer sombra e água fresca. Por isso é importante comunicar sua família que naquele horário você esta trabalhando, ou seja, não poderá fazer “favorezinhos”, atender visitas, encomendas e nada da rotina caseira. A dica é: Faça tudo o que tiver que fazer da casa em horários que você não esteja trabalhando.

Iluminação

Como vocês sabem eu sou míope, e tenho muita dificuldade em enxergar em locais escuros e sombrios. Por isso no meu Home Office coloco luminárias em led focadas tanto no teclado bem como em meu próprio rosto, o que auxilia muito quando faço uma vídeo chamada. A dica é: escolha um local bem iluminado, se este local não tiver luz natural use as luzes artificiais como luminária e abajur.

Saia do ambiente de vez em quando

Técnicos especializados dizem que a melhor forma de trabalhar com o computador é fazer o revezamento 50X10. Ou seja, 50 minutos trabalhando na frente do PC e outros 10 descansando olhando para outra coisa como a janela por exemplo. A dica é: dê um tempo que o seu corpo precisa para se esticar e descansar os olhos e a mente.

Evite distrações

Embora ter uma TV por perto seja muito legal e importante para nos manter atualizados sobre essa pandemia mas ela é uma vila nº 1 quando se fala em distração. A dica é: deixe para assistir o seu programa preferido em seu horário de almoço. Outra dica importante é ter um segundo aparelho de celular, use um para o trabalho e o outro para assuntos pessoais.

Tomada

Nada mais frustrante do que estar quase terminando um trabalho e seu notebook desligar por causa de bateria fraca. Hoje temos muitos equipamentos que vão em nosso ambiente de trabalho que usam energia. Notebooks, luminárias, celular, caixinhas de som entre outros que precisamos dar atenção. A dica é: Use uma régua de energia. Como são equipamentos que consomem pouco energia não existe o risco de uma sobrecarga ( a menos que você esteja usando um computador gamer que consome o mesmo que um chuveiro elétrico!). Geralmente essas réguas tem 3 ou mais entradas e algumas ainda tem um fusível que aumenta ainda mais a segurança de curto.

E ai? Está gostando das dicas? Esta semana ainda postarei mais dicas importantes que vão ajudar o seu trabalho com Home Office! Deixe um comentário se você já utiliza algumas dessas dicas que disponibilizei aqui!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Iniciar conversa
Podemos ajudar?