Videoconferência: Dicas para não passar vergonha

Videoconferência: Dicas para não passar vergonha

Nos últimos dias, mais do que nunca estamos fazendo uso dos aplicativos de videoconferência. Embora alguns anteriormente já usassem este tipo de aplicativo, hoje se tornou uma real necessidade. Tanto que até mesmo aqueles que nunca ouviram falar, ou nunca tiveram a necessidade de usar estes aplicativos estão recorrendo para eles na hora de fazer uma reunião online. Vamos alistar abaixo algumas dicas para que você não passe vergonha na hora de usar estes aplicativos.

Teste seu vídeo

Ajustar a posição de sua webcam ou de seu celular na hora da chamada pode não ser uma prática muito legal. Além de demandar tempo e paciência em alguns casos. Por isso certifique-se de que sua câmera esta bem posicionada num angulo bom antes que comece a chamada.

Teste seu microfone

Esta me ouvindo? Como é chato ficar fazendo esta pergunta durante uma chamada. Para evitar entre nas configurações do seu sistema operacional e realize os testes no seu microfone. Não esqueça de fazer o mesmo com seu aplicativo de chamadas. Alguns computadores tem mais de um microfone, por isso certifique-se de qual microfone você quer falar.

Iluminação

Você não precisa estar num estúdio de TV com aquelas luzes fortes para fazer uma chamada bem iluminada. Algumas câmeras permitem que você consiga configurar o brilho e o contraste. Outra boa dica é se posicionar em um local bem iluminado como uma janela ou debaixo de uma lampada.

Angulo da câmera

Alguns notebooks tem a webcam embaixo da tela o que dá a impressão que todos estão olhando dentro do seu nariz. Mas brincadeiras a parte, o angulo da câmera é importante para que se mantenha um mínimo de contato visual com os participantes da chamada. Como já dito antes uma ajustada antes da reunião pode ajudar.

Use fones de ouvido e o botão mudo

Quando se esta em um grupo grande de pessoas em uma chamada é apropriado que somente aquele que esta falando fique com o microfone ligado. Isso evita que ruídos externos possam atrapalhar a chamada. O uso de fones de ouvido também é importante pelo fato dele captar somente a voz de quem esta o usando e evita aquele retorno  vindo das caixas de som captado pelo microfone.

Atualize seu software

Esta é uma obrigação de todo o usuário. Já imaginou se o software começa a atualizar no meio de uma chamada? Ou se durante a chamada vocẽ precisa usar um recurso que a versão instalada em seu dispositivo ainda não tem? Por isso é importante atualizar sempre os seu software com antecedência.

Desligue outros aplicativos

Mas a minha internet é via fibra ótica e muito rápida! Mesmo que você pense assim, lembre-se sempre que o seguro morreu de velho. Evite abrir outros aplicativos durante a chamada. Além de economizar na taxa de transferência você evita aborrecimentos como um vídeo ou áudio entrando em sua reunião na hora errada.

Use os fundos virtuais

Se você estiver usando o Zoom pode se divertir com diversos tipos de fundos virtuais. Para acessá-lo vá para “Configurações de vídeo” na área de trabalho (clique na seta ao lado do ícone de vídeo) ou no menu “Mais” no celular (toque nos três pontinhos).

Configure algumas Breakout Rooms no Zoom

As Breakout Rooms são uma ótima maneira de incentivar a discussão e diminuir o ruído no Zoom, principalmente se houver dezenas e dezenas de pessoas na mesma vídeo chamada. Se você é um anfitrião, é possível criá-las clicando em Breakout Rooms na barra de ferramentas e até mesmo atribuir previamente algumas pessoas a salas específicas antes de uma chamada no painel principal do Zoom.

Adicione filtros e efeitos no Google Duo

Se você optar pelo Google Duo, ele tem muitos recursos para oferecer, apesar da sua interface simples. Um deles é o filtro, embora seja um pouco mais adequado para ligações com amigos e familiares do que para colegas de trabalho. Em uma vídeo chamada, se você tocar no botão Filtros ou Efeitos à direita, poderá ver o que está disponível.

Envie uma mensagem gravada no Google Duo

Talvez você não queira participar de uma vídeo chamada ao vivo de última hora com seus amigos ou colegas, ou talvez esteja com dificuldade para encontrar um horário para se encontrar devido a morar em diferentes fusos horários. Qualquer que seja o motivo, você pode gravar uma mensagem de vídeo para um grupo de pessoas em vez de fazer uma chamada ao vivo no Google Duo. Escolha Criar grupo na tela de contatos, dê um nome ao grupo e toque no botão Mensagem.

Troque de câmera no Google Duo

Se você estiver usando o Google Duo para uma vídeo chamada em um telefone ou tablet, poderá alternar entre as câmeras frontal e traseira do aparelho. Isso pode ser útil se você precisar mostrar às outras pessoas da ligação alguma coisa que você está vendo, por exemplo. Durante uma chamada, você verá um botão de alternar câmera na tela (é um círculo com setas ao redor).

Desfoque o fundo no Skype

O Skype pode não ter os fundos virtuais que o Zoom pode oferecer, mas embaçará o fundo do ambiente onde você está, o que pode tornar evitar distrações e excesso de informações para as pessoas que estão vendo o seu vídeo. Por enquanto, ele só funciona nos aplicativos de desktop. Passe o mouse sobre o botão vermelho Vídeo e escolha Desfocar meu plano de fundo.

E aí? o que achou dessas dicas? Deixe um comentário abaixo se você tem mais alguma!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Iniciar conversa
Podemos ajudar?